2 de dez. de 2006

Principais jornais

Seguindo sugestões, antes de entrarmos em questões específicas de fisioterapia, vamos continuar mantendo o foco na busca das evidências.

Em 2001, o jornal “Physiotherapy Theory and Practice” publicou um artigo interessante, segue a referência.

Physiotherapy Theory and Practice ( 2001 ) 17, 143 –151
Core journals of evidence-based physiotherapy practice. Christopher Maher, Anne Moseley, Catherine Sherrington, and Rob Herbert.

A teoria do artigo é interessante, nós sabemos que é muito caro assinar um grande número de periódicos da nossa área, porém, seria interessante saber quais são os jornais mais importantes e ai sim pensar em assiná-los. Com esse argumento podemos até convencer as instituições que trabalhamos (universidades, hospitais, clinicas, etc.) a destinar uma verba e ter acesso a essas revistas.

Os autores utilizaram a base de dados PEDro que já foi comentada em um tópico anterior para servir de base na classificação dos artigos. O ranking foi feito de duas formas: primeiro o número de entradas de cada jornal e o segundo método foi baseado na qualidade metodológica do artigo.

Até 2000, existiam indexados no PEDro 2.231 artigos sendo que destes 1.764 eram ensaios clínicos randomizados, 240 revisões sistemáticas e 227 com outras metodologias.

O artigo cita os 49 principais artigos, vou colocar apenas os 10 primeiros.

Primeiro baseado no número de entradas no PEDro. (Quantitativo)

1 - Archives of Physical Medicine and Rehabilitation
2 - British Medical Journal
3 – Spine
4 - Physical Therapy
5 - Cochrane Library Cochrane Database of Systematic Reviews
6 - Pain
7 - Physiotherapy
8 - Scandinavian Journal of Rehabilitation Medicine
9 - Lancet
10 - Clinical Rehabilitation

Segundo baseado na qualidade metodológica do estudo. (Qualitativo)

1 - British Journal of Obstetrics & Gynaecology
2 - New England Journal of Medicine
3 – Stroke
4 - Scandinavian Journal of Rehabilitation Medicine
5 - British Journal of Rheumatology
6 - Journal of Chronic Diseases
7 - Journal of Rheumatology
8 - Developmental Medicine & Child Neurology
9 - Annals of Internal Medicine
10 - Lancet


Interessante observar que o jornal “Archives of Physical Medicine and Rehabilitation” que ficou em primeiro na avaliação quantitativa passou para 45º posição na avaliação de qualidade. Assim como a “Physical Therapy” que caiu de quarto para 42º.

Essa é uma característica em comum às pesquisas da área de saúde não relacionado diretamente com a medicina. Quando se realiza uma pesquisa com resultados relevantes e com grau elevado de rigor metodológico a tendência comum é de se publicar em revistas com alto índice de impacto que são mais vistas mundialmente e com alto índice de citação. E as revistas mais especializadas ficam com as publicações intermediárias.

De qualquer forma, ai em cima está a lista dos 19 principais jornais da área de saúde e os que mais publicam em fisioterapia. É claro que devemos levar em conta a data da publicação deste artigo que é do ano de 2000. Em seis anos é bem possível de esse quadro ter mudado significativamente.

Quem sabe não é você que vai atualizar?

Grande abraço

28 de nov. de 2006

Outras Bases de Dados

Outras bases de dados

EMBASE

EMBASE é a Base de dados da “Excerpta Medica”, e produzida pela “Elsevier”. A base cobre cerca de 5.000 periódicos em aproximadamente 70 países, desde 1974.
Ao contrário do PubMed, esta base não é gratuita. Sendo necessário o acesso através de instituições de ensino. http://www.embase.com/
EMBASE é tipicamente européia, com sede na Holanda. Muitos periódicos de reabilitação estão indexados nesta base. Como a PubMed é americana, seria interessante a busca de artigos nas duas bases, pois se complementam.

CINAHL

O nome é dado pela abreviação de: “Cummulative Index to Nursing and Health Allied Literature”.
A CINAHL tem aproximadamente 2.700 periódico em sua base desde 1982. É uma base tipicamente da enfermagem, porém é comum encontrarmos artigos de fisioterapia. Nesse site dá pra conferir os jornais que estão indexados na base.
http://www.cinahl.com/library/journals.htm

LILACS

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p

O LILACS é a base de dados de ciências da saúde latino-americana e do Caribe. Faz parte do sistema da BIREME e existe desde 1982. Contém cerca de 1300 revistas indexadas.
Existe uma iniciativa chamada LILACS-Express que visa a divulgação imediata dos artigos antes mesmo da sua publicação e indexação, algo como o Pré-Medline.
Maiores informações:
http://lxp.bvsalud.org/P/LILACS_Express/faqs_pre.htm#que

SCIELO

Sigla de “Scientific Electronic Library Online” promove a publicação de periódicos científicos na internet. Têm um foco voltado aos países em desenvolvimento, especialmente a América Latina e o Caribe.
A SCIELO foi idealizada através de uma pareceria entre a FAPESP e a BIREME.
Site:
http://www.scielo.org/index.php?lang=pt


Periódicos CAPES

Não poderíamos deixar de citar o site da CAPES que todos conhecem.
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
E o acesso livre também.
http://acessolivre.capes.gov.br/
Free Medical Journals

http://www.freemedicaljournals.com/

Em “specialty” existem 10 revistas de fisioterapia (Physical Therapy) e 5 em reabilitação (Rehabilitation).

GOOGLE

O Google acadêmico, com toda a tecnologia do Google, é uma ótima ferramenta para encontrarmos informações relevantes em nossa área.
http://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

Iniciei nosso Blog com as bases de dados, pois percebi que algumas pessoas têm dificuldade em encontrar informação válida na internet.

De qualquer forma, deve-se lembrar que não é importante apenas a localização do artigo, mas também, a leitura crítica do mesmo. Mas isso são cenas do próximo capítulo.

Grande abraço e ótimas pesquisas.