28 de nov. de 2006

Outras Bases de Dados

Outras bases de dados

EMBASE

EMBASE é a Base de dados da “Excerpta Medica”, e produzida pela “Elsevier”. A base cobre cerca de 5.000 periódicos em aproximadamente 70 países, desde 1974.
Ao contrário do PubMed, esta base não é gratuita. Sendo necessário o acesso através de instituições de ensino. http://www.embase.com/
EMBASE é tipicamente européia, com sede na Holanda. Muitos periódicos de reabilitação estão indexados nesta base. Como a PubMed é americana, seria interessante a busca de artigos nas duas bases, pois se complementam.

CINAHL

O nome é dado pela abreviação de: “Cummulative Index to Nursing and Health Allied Literature”.
A CINAHL tem aproximadamente 2.700 periódico em sua base desde 1982. É uma base tipicamente da enfermagem, porém é comum encontrarmos artigos de fisioterapia. Nesse site dá pra conferir os jornais que estão indexados na base.
http://www.cinahl.com/library/journals.htm

LILACS

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p

O LILACS é a base de dados de ciências da saúde latino-americana e do Caribe. Faz parte do sistema da BIREME e existe desde 1982. Contém cerca de 1300 revistas indexadas.
Existe uma iniciativa chamada LILACS-Express que visa a divulgação imediata dos artigos antes mesmo da sua publicação e indexação, algo como o Pré-Medline.
Maiores informações:
http://lxp.bvsalud.org/P/LILACS_Express/faqs_pre.htm#que

SCIELO

Sigla de “Scientific Electronic Library Online” promove a publicação de periódicos científicos na internet. Têm um foco voltado aos países em desenvolvimento, especialmente a América Latina e o Caribe.
A SCIELO foi idealizada através de uma pareceria entre a FAPESP e a BIREME.
Site:
http://www.scielo.org/index.php?lang=pt


Periódicos CAPES

Não poderíamos deixar de citar o site da CAPES que todos conhecem.
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
E o acesso livre também.
http://acessolivre.capes.gov.br/
Free Medical Journals

http://www.freemedicaljournals.com/

Em “specialty” existem 10 revistas de fisioterapia (Physical Therapy) e 5 em reabilitação (Rehabilitation).

GOOGLE

O Google acadêmico, com toda a tecnologia do Google, é uma ótima ferramenta para encontrarmos informações relevantes em nossa área.
http://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

Iniciei nosso Blog com as bases de dados, pois percebi que algumas pessoas têm dificuldade em encontrar informação válida na internet.

De qualquer forma, deve-se lembrar que não é importante apenas a localização do artigo, mas também, a leitura crítica do mesmo. Mas isso são cenas do próximo capítulo.

Grande abraço e ótimas pesquisas.

Um comentário:

Anônimo disse...

josevan,
acho perfeita sua inicativa, pois diversas pessoas não sabem onde buscar os artigos. Acho que um segundo passo seria alguns textos básicos sobre como executar buscas, como solicitar artigos, para só depois tocar no assunto da leitura em si. Bem, mas isso é só minha opinião.
gostaria de parabeniza-lo mais uma vez pelo nobre trabalho que voce vem excutando para contribuir com nossa classe.
abraço,
juscelino C Blasczyk