25 de nov. de 2006

Cochrane

Cochrane

Mantendo ainda as informações sobre bases de dados vamos falar sobre o Cochrane.

O Cochrane é uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Através dele são produzidos revisões sistemáticas em intervenções na saúde.

Quem tiver oportunidade é interessante fazer o curso gratuito de revisão sistemática e metanálise da escolar paulista de medicina.
http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise/

Para acessar a biblioteca Cochrane basta acessar o site:
http://cochrane.bireme.br/

Basta preencher um formulário de inscrição e pegar um código e senha. Pronto, agora você tem acesso a todos os textos do Cochrane.

Uma vez acessado o site na barra cinza à esquerda estão os mecanismos de busca, que são bem básicos quando comparado com o PubMed. Digitando no campo de busca a palavra “Physiotherapy” observa-se oito diamantes azuis com os tópicos encontrados na busca.

No primeiro deles está a base de dados Cochrane de revisões sistemáticas que é subdivido em revisões completas (onde se encontra os textos completos) e os protocolos (que são as intenções registradas de conduzir uma revisão sobre determinado tema).

No terceiro diamante está a base de dados de ensaios clínicos do Cochrane sobre o tema pesquisado. Lá estão todos os ensaios clínicos randomizados utilizados para montar as revisões sistemáticas.

Como já tinha dito, a pesquisa no Cochrane deixa um pouco a desejar, porém, na barra amarela superior é possível encontrar os artigos por área de interesse. Em tópicos estão os grupos de pesquisa por área, como por exemplo: “Neonatal”, “Musculoeskeletal”, etc.

Boa pesquisa.

Nenhum comentário: