15 de nov. de 2006

PubMed

PubMed

Com o crescente aumento da busca por informação na área da saúde, torna-se extremamente importante o bom uso de ferramentas de busca como o PubMed.

O PubMed foi criado em 1996 para dar acesso on-line a base de dados Medline e em 1997 tornou-se gratuita. Reúne as bases de dados operadas pela National Library of Medicine (NLM).

Na página principal do PubMed, na coluna azul à esquerda encontramos diversos links para áreas específicas do site.

Entre elas:

Journals Database:

Aqui você pode pesquisar os jornais que estão indexados no PubMed.

MeSH Database:

Para quem entende um pouco de inglês tem três tutoriais explicando como funciona o MeSH. Resumidamente, trata-se de um vocabulário dos termos que são utilizados na busca e indexação dos artigos. Como exemplo experimente colocar na área de busca a palavra “Physiotherapy” e veja os resultados.

Clinical Queries:

Esta é uma maravilhosa ferramenta idealizada pelo Haynes, grande pesquisador que teve a idéia de criar filtros metodológicos para facilitar a busca de artigos científicos de qualidade. Quem tiver curiosidade clica em “filter tables” e vejam como ele montou os filtros. Pode-se ainda pesquisar apenas revisões sistemáticas.

My NCBI:

Quer se manter atualizado? Quer receber em casa, no conforto do seu lar, via e-mail, s artigos que são indexados diariamente no PubMed na sua área de interesse?
Seus problemas acabaram. Basta clicar em My NCBI e em seguida “register for an account” colocar um “user name” e uma senha para se cadastrar. Em seguida experimente fazer uma busca normal, em um assunto de seu interesse. Você vai perceber que ao lado da janela de busca, depois de “go” e “clear” vai aparecer “save search”, pronto é só salvar a pesquisa escolher como você quer receber os resultados e aguardar os e-mails.

Um dos grandes problemas da leitura dos artigos é o acesso as revistas que são na maioria pagas. Porém, existem centenas de revistas gratuitas indexadas no PubMed.

Segue duas dicas de como encontrar esses artigos:

Primeiro você pode ir em “Limits”, em seguida “Subsets”, “More Subsets” e clicar em “PubMed Central”. Pronto, basta fazer a busca normal e todos os artigos encontrados serão gratuitos.

Uma outra dica foi postada pelo colega George na comunidade compartilhando do Orkut.

- Escreve algumas palavras do tema que você quer, por exemplo: Ilizarov AND Rehabilitation.

- Apareceram poucos resultados. Escolha um que tem muito a ver com o que você quer, nesse caso: “Functional recovery in patients with nonunion treated with the Ilizarov technique.”

-Clica em “Related articles” e depois em “History” e coloca na chave de busca o simbolo # mais o número da ultima busca realizada + a expressão: “free full text[sb]”

Ao longo do tempo, e na medida que outras pessoas contribuírem, iremos colocar mais dicas de pesquisa no PubMed e em outras bases de dados.

Grande abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a iniciativa em inovar com esse Blog Científico