9 de jun. de 2008

Fisioterapia baseada em evidências – Intervenção/Tratamento – Parte II – Pode funcionar? Funciona? Quanto custa?

No “post” anterior falamos sobre a pergunta, sua importância e como formulá-la. A pergunta é a alma da pesquisa. Esta assertiva vale tanto pros ensaios clínicos, quanto para as coortes, os estudos de caso-controle e todo tipo de estudo.

Hoje, vamos falar sobre três conceitos muito importantes dentro da pesquisa.

Eficácia, efetividade e eficiência.

Muita gente ainda confunde esses três termos, ou até mesmo acha que têm o mesmo sentido. Mas na realidade possuem denotações totalmente diferentes. Logo abaixo está o link de um artigo escrito pelo Haynes (sim ele novamente) de onde vamos nos basear para esse “post”.

http://bmj.bmjjournals.com/cgi/reprint/319/7211/652.pdf

Os conceitos são simples e claros.

A eficácia está relacionada com a avaliação de uma intervenção em condições ideais, ou seja, a intervenção funciona no mundo perfeito do pesquisador?

A efetividade está relacionada com a avaliação de uma intervenção na prática clínica, ou seja, a intervenção funciona no mundo real?

A eficiência mede o efeito da intervenção levando em conta o gasto (dinheiro mesmo) que ela consome. São os chamados estudos de custo-efetividade e suas variações.

Dessa forma:

Eficácia – Pode funcionar?
Efetividade – Funciona?
Eficiência – Quanto custa?

A grande maioria dos ensaios clínicos randomizados avalia a eficácia. Esses tipos de estudos são muito bem controlados, os pacientes são cuidadosamente diagnosticados, não possuem outras doenças associadas e são mais prováveis de seguir e responder ao tratamento proposto. Mas a gente poderia perguntar: pra que serve então esse tipo de estudo? Ora, se um determinado tipo de tratamento não funcionar em condições ideais, muito provavelmente não funcionará em condições normais. Muitos tratamentos não passam nem por esse primeiro crivo.

Por outro lado, um tratamento pode funcionar extremamente bem em condições ideais, porém pode não funcionar bem na prática clínica. O autor cita algumas condições que podem fazer com que um tratamento não tenha efetividade, são eles: precisão do diagnóstico, administração correta do tratamento, adesão por parte do paciente e a cobertura de serviços de saúde.

Mesmo o pesquisador passando por todas essas dificuldades e conseguindo mostrar que determinado procedimento funciona ainda existe uma dúvida. Quanto custa? Mas, não vamos entrar nesse mérito ainda, isso será detalhado mais a frente neste blog.

Por enquanto, basta entendermos os conceitos básicos.

Pode funcionar? Funciona na prática? É custo-efetivo?

Can it work? Does it work? Is it worth it?

Abraços e até a próxima.

Fisioterapia baseada em evidências.

Nenhum comentário: