27 de jan. de 2009

Fisioterapia baseada em evidências – Parte VIII – Intervenção/Tratamento – NNT.

NNT é a sigla para: number-needed-to-treat, que significa em nossa língua, o número de pacientes que devem ser tratados para se conseguir prevenir um evento indesejável.

O NNT tem se tornado comum por facilitar a compreensão das descrições estatísticas dos resultados de estudos de intervenção.

Matematicamente falando, NNT é o recíproco da redução do risco absoluto, mas, antes de explicarmos melhor isso, vamos relembrar alguns detalhes importantes.

Em um ensaio clinico randomizado a magnitude do efeito pode ser apresentada de algumas formas diferentes como: OR (Odd Ratio, Razão de Chance), RRR (Relative Risk Reduction, Redução do Risco Relativo) e/ou ARR (Absolute Risk Reduction, redução do Risco Absoluto), normalmente uma comparação entre um tratamento ativo e um controle.

A redução do risco absoluto é a diferença na taxa do evento o grupo ativo e o grupo controle, porém esta medida tem um grande problema, a visualização da relevância clinica.

Vamos aos cálculos:

Taxa de eventos = Eventos no grupo/número de indivíduos no grupo.

Redução do risco relativo = (taxa de eventos controle - taxa de eventos ativo/taxa de evento controle)x100.

Redução do risco absoluto = Taxa de eventos controle – Taxa de eventos ativo.

Número necessário para tratar para prevenir um evento (NNT) = 1 / Redução do risco absoluto.

Um exemplo com números:
A redução do risco absoluto é igual a: 0,041(placebo)-0,027(ativo)=0,014 ou 1,4%.
O NNT seria: 1/0,014 que é igual a 71, ou seja, seria necessário tratar 71 pessoas para se conseguir prevenir um evento.
Simples não?

Só pra finalizar, pode ser que vocês leiam por ai um tal de “number-needed-to-harm
ou NNH” ou seja, indica quantos pacientes precisam ser expostos a um fator de risco para que este fator de risco cause um dano a um paciente, dessa forma, quanto menor o NNH, pior é o fator de risco. O raciocínio é parecido com o NNT.

2 comentários:

RODRIGO QUEIROZ disse...

Olá, parabéns pela iniciativa. Vou recomendar seu blog aos mes alunos.
Grande abraço

chrisfisio disse...

Olá... Parabéns pela iniciativa... seu blog vai ser muito útil para mim, estou cursando o mestrado de Modelos de decisão e saúde... Bjos